Com mais de 15,5 milhões de toneladas de cana processadas, o Departamento Técnico do Sindaçúcar-AL divulgou o boletim quinzenal nº 11, com a posição acumulada da safra 2025/2026 no período de 26 de agosto do ano passado até 15 de fevereiro.
De acordo com o levantamento técnico, formulado com base nos dados repassados pelas 15 unidades da agroindústria canavieira em atividade no estado, em comparação com o mesmo período do ciclo 2024/2025, quando haviam sido beneficiadas mais de 16,2 milhões de toneladas de cana, foi registrada uma variação de -4,2% na comparação entre as duas safras.
Apesar de mais usinas já terem encerrado o ciclo após o dia 15 de fevereiro, o boletim traz apenas os dados finalizados da safra de três unidades industriais: Copervales, Utinga e Taquara.
Das 15 usinas, até o fechamento do levantamento técnico, apenas três haviam registrado uma quantidade de cana esmagada superior à do mesmo período do ano passado, com variações que oscilaram de 1,6% até 6,4%.
O boletim informa ainda que, de forma individual, apenas a usina Coruripe ultrapassou a marca de dois milhões de toneladas de cana até o fim da primeira quinzena de fevereiro.
Etanol
O documento apresenta também a continuidade no aumento da produção de etanol, com um crescimento, em comparação a fevereiro de 2025, superior a 6,7%, passando de 374.479 milhões de litros para 399.656 milhões.
O direcionamento das usinas para o aumento na produção do biocombustível foi determinado diante de uma tendência comercial, devido a preços mais competitivos de mercado.
Neste cenário, das 12 unidades produtoras de etanol, apenas três tiveram uma produção inferior à registrada em fevereiro do ano passado. Nas demais usinas, a variação de crescimento foi de 1,3% a 32,1%.
O boletim informa ainda que a produção de açúcar, ao contrário do etanol, teve redução na quantidade fabricada, cerca de 16,4%, caindo de 1,5 milhão para 1,2 milhão de toneladas. Entre as 15 unidades, apenas uma usina teve crescimento na produção.