Skip to content

Usinas já processaram mais de 509 mil toneladas de cana

Notícias

Usinas já processaram mais de 509 mil toneladas de cana

O primeiro boletim quinzenal da safra 23/24 foi divulgado pelo Departamento Técnico do Sindaçúcar-AL. Com dados da produção acumulados até o dia 15 de setembro, o levantamento aponta que foram processadas mais de 509,5 mil toneladas de cana.
Face ao mesmo período do ano passado, quando foram esmagadas quase 294 mil toneladas de cana, houve uma variação positiva de 73,3% na comparação entre os dois ciclos.
Com a expectativa de moer mais de 20,9 milhões de toneladas de cana, a safra 23/24 teve início em Alagoas, no dia 25 de agosto, pela usina Santo Antônio.
Os dados apresentados no boletim representam os números de produção de dez das 15 que participam da atual safra da cana em Alagoas.
O levantamento técnico informa ainda que também foram processadas 25,8 mil toneladas de açúcar (VHP e cristal). Ante a moagem passada, quando o acumulado era de 14,6 mil toneladas, houve uma variação de 75,7%.
No que diz respeito a produção de etanol – anidro e hidratado – a produção acumulada até a primeira quinzena de setembro foi de 7.681 milhões de litros. Em comparação a moagem anterior, que no período acumulava uma produção de 5.118 milhões de litros, houve um crescimento de 50%.

Expectativa
O levantamento realizado junto as usinas, aponta que deverão ser produzidas mais de 1,6 milhão de toneladas de açúcar neste novo ciclo, sendo mais de 1,2 milhão do tipo VHP e 407 mil do cristal.
O Sindaçúcar-AL informou ainda a expectativa de serem produzidos, neste novo ciclo, mais de 506 milhões de litros de etanol. Deste total, quase 303 milhões de litros serão do tipo anidro e mais de 203 milhões do hidratado.