Sindaçúcar-AL mobiliza senadores para aprovação da MP da venda direta de etanol

Com o propósito de garantir a aprovação da venda direta de etanol das usinas para os postos de combustíveis, o presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, mobilizou, esta semana, em Brasília, os senadores alagoanos Renan Calheiros, Rodrigo Cunha e Fernando Collor sensibilizando-os quanto a importância da Medida Provisória (MP) 1063/21 para o setor sucroenergético do Estado.
A MP, que autoriza os postos de combustíveis a comprarem álcool combustível – etanol hidratado – diretamente de produtores e importadores, foi aprovado pela Câmara dos Deputados, no dia 25 de novembro.
A aprovação final da medida, que vem sendo aguardada com grande expectativa pelos entes que fazem parte da cadeia produtiva de cana-de-açúcar em Alagoas e todo a região Nordeste, garante ainda que os distribuidores poderão continuar atuando no processo de venda do etanol da cana.
A medida, que pode levar ao barateamento do preço do biocombustível nas bombas, permite a venda direta aos postos também para as cooperativas de produção ou comercialização de etanol e as empresas comercializadoras desse combustível.

Plenário do Senado durante reunião preparatória destinada à eleição do presidente do Senado Federal para o segundo biênio da 56º Legislatura. A eleição ocorre de forma presencial, seguindo as medidas de segurança contra a covid-19, e obedecendo o Regimento Interno da Casa, que prevê a votação por meio de cédulas em papel inseridas em envelope. Presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), conduz reunião. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado