Skip to content

IPMA comemora dia da mata atlântica com concurso fotográfico

Notícias

  • Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • IPMA comemora dia da mata atlântica com concurso fotográfico

IPMA comemora dia da mata atlântica com concurso fotográfico

O Instituto de Preservação da Mata Atlântica (IPMA) comemorou o dia Nacional da Mata Atlântica, 27, com a realização do II Concurso Fotográfico Meio Ambiente e Mata Atlântica. O evento, que escolheu o melhor trabalho fotográfico estudantil, contou com a participação de escolas de 13 das 24 empresas associadas ao Instituto.
O concurso foi realizado no auditório da Casa da Indústria, no bairro do Farol, e contou com a presença de diversas autoridades ligadas ao meio ambiente, além de estudantes das escolas participantes. Na oportunidade, as usinas do setor sucroenergético alagoano foram representadas por Cariolando Guimarães.
Após processo de seleção, foram vitoriosos nos trabalhos dos estudantes Eduarda Costa Ribeiro (Escola Doutor Júlio Queiroz da usina Santo Antônio), Daniel Correia da Silva (Escola Municipal Olival Tenório da usina Porto Rico) e José Afonso Mendonça do Nascimento (Escola Doutor José Lins de Gusmão Lira da usina Camaragibe).
De acordo com o IPMA, os estudantes vencedores receberão, cada um deles, uma máquina fotográfica. Entre as escolas serão distribuídos prêmios de acordo com a classificação que vão desde computadores até aparelhos de DVD. Os prêmios serão entregues nas próprias unidades de ensino durante a realização de um evento festivo com a comunidade escolar.
Para a escolha dos trabalhos vencedores, foi formada uma comissão composta por representantes do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, Instituto Chico Mendes, Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Associação Macambira de Reservas Privadas, além de contar ainda com a participação de promotores do Ministério Público e de profissionais de fotografia. 
Etapas
O concurso fotográfico teve início com a distribuição das máquinas fotográficas pelo Instituto entre 15 escolas do núcleo do Programa de Educação Ambiental (PEA) para que os alunos pudessem se deslocar aos locais de mata para fotografar cenários de belezas e de destruição da mata atlântica.
Com as fotos reveladas, as escolas promoveram um primeiro processo de seleção onde foram escolhidos os trabalhos de maior destaque para participar do concurso realizado na Casa da Indústria.
“Fotografar o meio ambiente é uma das diversas formas de conhecimento e formação de cidadãos conscientes”, frisou o presidente do IPMA, Fernando Pinto.