Skip to content

GranBio inaugura estação experimental em Alagoas

Notícias

GranBio inaugura estação experimental em Alagoas

A GranBio – empresa de biotecnologia pioneira no desenvolvimento desse biocombustível no Brasil – realizou nesta terça-feira, 28, a inauguração da Estação Experimental para desenvolvimento de cana-energia ou melhoramento genético da cana-de-açúcar e outras fontes de biomassa.

A Estação, localizada no município de Barra de São Miguel, faz parte do projeto da GranBio para inauguração, em 2014, da primeira fábrica de etanol 2G do hemisfério Sul, a BioFlex Agroindustrial que está sendo erguida no município São Miguel dos Campos.

A planta de etanol 2G de Alagoas, obtido a partir da palha e do bagaço de cana, deve entrar em operação no início do próximo ano, tendo capacidade de produção nominal de 82 milhões de litros por ano. Estão sendo investidos no projeto de construção da unidade em São Miguel dos Campos R$ 350 milhões.

A BioFlex, que será a primeira fábrica de etanol de segunda geração (celulósico) em larga escala no hemisfério sul, contará ainda com um projeto autossuficiente em energia e terá a possibilidade de comercializar o excedente gerado, que é uma garantia de receita financeira.

Workshop

Diante do impacto econômico que será provocado pela produção do etanol 2G na região, a GranBiopromoveu nesta segunda-feira, 27, o workshop “Etanol de Segunda Geração”.

O evento, direcionado ao segmento do setor sucroenergético alagoano e a imprensa, foi realizado no auditório do Hotel Radisson, no bairro de Pajuçara, em Maceió.

Na ocasião, especialistas da GranBio fizeram apresentações sobre o processo de produção do etanol 2G; vantagens competitivas; principais tecnologias e a crescente importância do biocombustível para a economia alagoana e nacional. O workshop teve o objetivo de esclarecer e aprofundar o diálogo sobre essa nova tecnologia.

A GranBio
A GranBio é uma empresa 100% brasileira, fundada em 2011 pela família Gradin, com a visão de se destacar como pioneira industrial em biocombustíveis e bioquímicos. Como empresa de biotecnologia, a GranBio é focada no desenvolvimento de tecnologias proprietárias e alianças estratégicas para serem escaladas industrialmente o Brasil.

 

Crédito foto: Michel Rios