Notícias

Safra 20/21 aqueceu oferta de postos de trabalho em setembro

O início da safra da cana-de-açúcar em Alagoas é sinônimo de aquecimento da economia do Estado com a geração de novos negócios principalmente com a comercialização da produção de açúcar e de etanol. Mas, neste cenário, um outro fator importante também contribui para este cenário econômico positivo, a geração de centenas de postos de trabalho no campo e na indústria.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, no mês de setembro, as novas admissões no período em Alagoas somaram 22.544. Com os desligamentos, que chegaram a 5.952, o saldo de postos de trabalho no Estado foi de 16.592. Deste total, mais de 12 mil ocorreram no segmento da indústria de transformação.
“Indústria de transformação, basicamente, em Alagoas, refere-se ao setor sucroenergético. Os dados apresentados pelo Caged refletem o início da safra da cana em Alagoas, quando a grande maioria das usinas começou a moagem no mês de setembro”, declarou o presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, lembrando que, no geral, durante a safra, o setor gera entre 50 a 55 mil empregos no campo e na indústria.
Segundo Nogueira, “diante do cenário apresentado no levantamento do cadastro geral, o setor canavieiro continua sendo um empregador importante para Alagoas”. Atualmente, Alagoas, cuja o ciclo da cana 20/21 teve início em agosto passado, conta com 15 usinas em operação e a expectativa é que a safra seja encerrada até abril do próximo ano.
Cadastro
O Caged é utilizado como registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Permite a consulta de informações sobre admissões, desligamentos e transferência de empregados entre empresas.
É possível ainda verificar detalhes sobre as empresas e a vida funcional de seus empregados e ex-empregados, como por exemplo, cargo ocupado na empresa, data de admissão e desligamento, salário contratual, número da CTPS e PIS, além de outras informações pessoais.

 

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>