Notícias

Saldo de chuvas em 2017 foi positivo

O ano de 2017 chegou ao fim com um índice pluviométrico acumulado na região canavieira do Estado de Alagoas de 2.253 milímetros (mm). O ano contou com seis meses de chuvas abaixo da média e outros seis com índices pluviométricos que, em alguns casos, tiveram variações expressivas acima do esperado para o período.

No mês de maio, por exemplo, onde o acumulado foi de 586,3 mm, enquanto a média prevista é de 257,3 mm, havendo um aumento na quantidade de chuva superior a 127%.
De acordo com dados repassados pelo departamento técnico do Sindaçúcar-AL, os meses em que o volume de chuva ultrapassou a média histórica foram: maio, junho, julho, agosto, setembro e dezembro.
No último mês do ano, após um período de dois meses onde as chuvas tiveram recuo na região canavieira alagoana, foram registrados 53,2 mm. Com uma média histórica de 37,6 mm, houve uma variação positiva de 41,62%.
Safra
Já no período que corresponde a safra 17/18, que teve início em setembro passado, o acumulado desde então é de 291,3 mm de chuva acumulada. Nos meses de outubro e novembro a precipitação pluviométrica ficou abaixo da média com posição acumulada de 47,8 mm e 14,7 mm, respectivamente.
O levantamento técnico aponta ainda que no mesmo período da safra 16/17, o acumulado foi de 110,8 mm com todos os quatro meses tendo índices pluviométricos abaixo da média histórica.

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>