21ª Conferência Internacional DATAGRO

Notícias

Usina Santo Antonio adia início da safra para setembro

Apesar da seca ter chegado ao fim, os estragos provocados pela escassez de chuva ainda causam alguns reflexos na zona canavieira de Alagoas. A usina Santo Antonio, que tradicionalmente é a primeira unidade industrial a iniciar a safra no Estado, sempre no mês de agosto, este ano, só acionará suas caldeiras a partir de setembro.
De acordo com o superintendente Agrícola da usina, Marcos Maranhão, a moagem só terá início no dia 11 com a filial Camaragibe começando a safra no dia 13 do próximo mês.
“Optamos em adiar o início da moagem por causa da seca que atrasou o desenvolvimento da cana que está curta. Por este motivo, a safra começa pra nós com três semanas de atraso em comparação a outros ciclos passados”, informou Maranhão, lembrando que na moagem 16/17, a usina entrou em funcionamento no dia 18 de agosto.
Segundo o diretor da usina, outro efeito da seca está em uma possível redução na expectativa de safra. “Houve perda no canavial, tanto na cana própria, quanto de fornecedores. Muita socaria morreu. Mas, se a chuva de verão ocorrer nos meses de outubro e novembro, a situação pode ser um pouco mais otimista”, declarou.
Para Marcos Maranhão, a chuva que vem caindo na região desde maio passado criou uma expectativa positiva de safra comparada com aquela que perdurou durante o longo período de seca. Mas, a intensidade dos índices pluviométricos começa a gerar certa preocupação. “Afinal, o excesso de água é ruim para a planta”, afirmou.

Segundo ele, a estimativa de redução na safra 17/18 pode chegar a 8% em comparação ao ciclo anterior que foi de 1,9 milhão de toneladas de cana beneficiadas.

 

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>