Notícias

Projeto AGORA abre inscrições para o “Desafio Energia + Limpa”

São Paulo, 13 de agosto de 2012 – Mais de 900 mil alunos dos 8º e 9º anos da rede pública de ensino têm até o dia 20 de setembro para se inscrever no “Desafio Energia + Limpa,” a mais nova ação educacional do Projeto AGORA. A iniciativa pretende conscientizar estudantes de dez estados brasileiros e do Distrito Federal (DF) sobre as diferentes fontes energéticas disponíveis, entre elas o etanol e a bioletricidade derivados da cana-de-açúcar, que juntos já respondem por 16% de toda a energia utilizada no País.

Para confirmar a participação no Desafio, os interessados nas cerca de 14 mil escolas envolvidas na ação devem visitar o site do concurso (WWW.ENERGIAMAISLIMPA.COM.BR), que ao seu final premiará 29 jovens autores das cartas mais criativas endereçadas à presidente Dilma Rousseff, abordando o tema: “que tipo de energia o Brasil precisa e de onde ela virá?”. Seguindo os moldes de todos os projetos educacionais realizados pelo AGORA, uma das principais ações de marketing e comunicação integrada do setor sucroenergético brasileiro, o “Desafio Energia + Limpa” também vai alcançar cerca de 40 mil profissionais de educação, entre professores, diretores e coordenadores pedagógicos.

O diretor de Comunicação Corporativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Adhemar Altieri, cuja entidade é uma das apoiadoras do AGORA, destaca a importância da iniciativa para o debate sobre o futuro energético do País e do planeta: “É fundamental que esta temática chegue às salas de aula e estimule a estimule a reflexão entre futuros governantes e formadores de opinião, para que fique clara a importância de se ter uma matriz energética bem definida. Só com o papel de diferentes opções energéticas estabelecido para o longo prazo, será possível viabilizar a redução progressiva das emissões de gases que causam o efeito estufa (GEEs) e levam ao aquecimento global.”

Na página do Desafio Energia + Limpa na internet, além de confirmar participação na iniciativa, alunos e professores terão acesso a notícias, artigos, dados estatísticos e vídeos atualizados semanalmente. Também é possível baixar o kit “Desafio Energia + Limpa 2012,” material didático com conteúdo do concurso que vem sendo distribuído desde o inicio de julho em todas as escolas estaduais dos estados participantes: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Paraná (PR), Minas Gerais (MG), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Goiás (GO), Alagoas (AL), Pernambuco (PE), Paraíba (PB) e Distrito Federal.

O kit contém o “Caderno do Professor,” com 35 páginas de textos, gráficos e ilustrações sobre os diferentes tipos de energia existentes e os benefícios ambientais, econômicos e sociais ligados ao seu uso e produção. Acompanham o material impresso um DVD com depoimentos de especialistas em bioeletricidade, que é a energia elétrica gerada nas usinas pela queima do bagaço de cana, e um exemplar da Usina Virtual, ferramenta interativa multimídia que detalha todas as etapas da produção em uma usina de processamento de cana-de-açúcar. Completam o conteúdo quatro pôsteres para trabalhos em sala de aula exibindo o tema “Geração de Energia Elétrica no Brasil,” dois cartazes para divulgação do projeto e uma ficha de inscrição.

Ações educacionais do AGORA

Desde seu lançamento em 2009, o Projeto AGORA vem alcançando resultados expressivos com diversas ações educacionais de grande impacto. Iniciativas como o Desafio Mudanças Climáticas, em 2009, e o Estudo Municípios Canavieiros, em 2010 e 2011, envolveram mais de 2,8 milhões de estudantes e 50 mil professores em 16 mil escolas públicas de 11 estados.

Os materiais pedagógicos de todos os projetos educacionais do AGORA estão disponíveis para download nos sites específicos de cada iniciativa, que podem ser acessados através do site do Projeto AGORA: www.projetoagora.com.br.

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>